Designer cria árvores para fazer cadeiras direto da terra

O escocês Gavin Munro tem mais de 3 mil árvores plantadas e cria no quintal as próprias peças

Letícia Gerola

O escocês Gavin Munro tem mais de 3 mil árvores plantadas e cria no quintal as próprias peças | <i>Crédito: Full Grown Website
O escocês Gavin Munro tem mais de 3 mil árvores plantadas e cria no quintal as próprias peças | Crédito: Full Grown Website

O designer Gavin Munro desafiou a noções tradicionais de design de móveis. Ao invés de cortar uma árvore e transformá-la em uma cadeira, sua marca Full Grown cria no quintal as próprias peças: as árvores são estrategicamente plantadas e tem sua estrutura transformada conforme crescem. Quando colhidas, elas já se tornaram elegantes peças de design.
                A técnica foi desenvolvida por Gavin e seu time de funcionários durante 10 anos, um árduo processo que exigiu paciência durante o crescimento das árvores.  A fábrica ao ar livre do designer, no Reino Unido, tem mais de 3  mil árvores plantadas e  500 peças em fase de produção – entre os produtos, cadeiras, lâmpadas e mesas. Nenhum tipo de cola é utilizado, apenas exertos quando necessário, para manter a beleza natural do objeto. O resultado dessa combinação de natureza e intervenção humana é uma peça escultural feita de material original.
                Para formatar as árvores que estão crescendo em cadeiras, Munro vai mexendo e encaixando os galhos para que eles fiquem no formato da peça. Na medida em que a planta cresce, os galhos se encaixam e a peça se forma praticamente sozinha – como se tivesse vida própria. Um protótipo da Full Grown agora é parte da coleção permanente do Museu Nacional da Escócia.

08/01/2017 - 17:04

Conecte-se

Revista Vida Simples