Oficina de agrofloresta

Acontece, neste final semana, oficina de agrofloresta, sistema que junta hortaliças, frutas e floresta na mesma área

Vida Simples Digital

Oficina ensina como plantar frutas, verduras e legumes sem destruir a vegetação ao redor | <i>Crédito: Shutterstock
Oficina ensina como plantar frutas, verduras e legumes sem destruir a vegetação ao redor | Crédito: Shutterstock

Ter uma casinha no campo, produzir sua própria comida sem agrotóxico, vender o excedente, ter uma floresta no quintal e ainda recuperar uma área degrada. O permacultor Bento Cruz vai mostrar como tornar isso possível na Oficina de Implantação de Horta Agroflorestal no Sítio Pau d' Água, em Piracaia, a apenas 90 km de São Paulo, nos dias 18, 19 e 20 de novembro. A Agrofloresta cria um sistema que junta, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira, que serão plantados durante a oficina. O método permite a recuperação de áreas degradadas, protege o meio ambiente e ainda gera renda ao pequeno produtor. O método ficou famoso na novela Velho Chico.

Cruz tem percorrido o Brasil, auxiliando as pessoas que querem deixar as cidades para morar de forma sustentável na roça. A Horta Agroflorestal é um dos caminhos mais viáveis, pois começa a produzir alimentos já no segundo mês. O investimento em um módulo com média de 3 mil metros quadrados é compensado nos primeiros 6 meses. Para ilustrar, serão apresentados planilhas, aplicativos e plataformas de gestão financeiras de SAFs (Sistema Agroflorestal). Até a forma como escoar a produção será abordado.

Temas que parecem complexos como "diagnóstico rural, design permacultural, otimização de recursos locais, elaboração de croquis e projetos de implantação e manejos de Safs" serão abordados na prática, com a mão na massa. Os participantes ainda vão aprender técnicas de adubação, plantio e poda. O valor da oficina, que inclui hospedagem e alimentação vegetariana, é de R$ 390,00.

 

QUEM É BENTO CRUZ

Antropólogo, Permacultor e Agroflorestor. Vive, tece e multiplica conhecimentos que contribuem para o cuidado com a terra, a soberania alimentar e as redes colaborativas. Com forte presença em comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, agrícolas e ribeirinhas, atua na consolidação de ideias, projetos e redes colaborativas. Atua no design, implantação e gestão participativa de ecovilas, ecoparques e circuitos de visitação ecopedagógica. Colabora na transição ecológica de propriedades rurais, no planejamento, implantação e manejo Agroflorestal e facilita cursos e vivências em Permacultura, Agricultura Sintrópica e Xamanismo.

 

Oficina de Implantação de Horta Agroflorestal, 18, 19 e 20 de novembro, R$ 390

Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br ou https://agroflorestal.eventbrite.com (tem taxa administrativa, mas pode ser parcelado em 6x)

 

16/11/2017 - 13:16

Conecte-se

Revista Vida Simples