Os amantes da fermentação natural

Um físico e um fotógrafo se uniram para criar produtos seguindo as receitas dos nossos ancestrais. O resultado é saboroso, saudável e cheio de personalidade

Texto: Ana Holanda

Os amantes da fermentação natural | <i>Crédito: Divulgação
Os amantes da fermentação natural | Crédito: Divulgação
Pão, kombucha (bebida frisante), chutney. Em comum, todos são fermentados naturalmente. Essa é a proposta da Companhia dos Fermentados, um site onde é possível comprar artigos de fabricação própria. Por trás da marca está o físico Fernando Goldenstein Carvalhaes e o fotógrafo Leonardo Andrade. Conversamos com eles sobre o projeto. 

Como surgiu a ideia?
Fernando – A cozinha é meu habitat natural e comecei a fazer, em casa, alguns produtos fermentados, que se transformavam em presentes para os amigos. Até que alguém disse que não queria ganhar, mas comprar. Foi então que eu e o Leo, parceiro nisso tudo, percebemos aí um caminho. Damos também oficinas, conhecemos pessoas interessantes e inspiradoras e sentimos que estamos fazendo bem para a humanidade. 

Como é a receptividade?
Leonardo – Não há meio-termo: ou as pessoas gostam ou não. E voltam quando temos novidades. Elas nos procuram muitas vezes pela curiosidade, mas estão sempre abertas para provar novos sabores. 

O que se ganha quando se opta por produtos assim?
Fernando – Os produtos respeitam o sabor de cada ingrediente, aceitam as diferenças que cada processo traz. Além disso, não usamos conservantes químicos. Trabalhamos da mesma maneira que antigamente, com microrganismos vivos, que são benéficos para o nosso metabolismo. Além disso, produzir esses alimentos é compreender o passar do tempo, na vida que existe em cada ingrediente e no produto final. É estar com o pé no chão, na terra, e compreender que tudo vem de lá, e não de uma bancada de laboratório, ou ainda de um duto hidropônico. 

Companhia dos Fermentados
ciadosfermentados.com.br

21/09/2016 - 08:00

Conecte-se

Revista Vida Simples