Slow Food promove Festa Junina

Festa, que tem apoio da Horta das Flores e da Subprefeitura da Mooca, reunirá comidinhas típicas, oficinas, palestras, shows e atividades infantis

Vida Simples Digital

Movimento Slow Food promove festa junina em São Paulo | <i>Crédito: Shutterstock
Movimento Slow Food promove festa junina em São Paulo | Crédito: Shutterstock

O movimento Slow Food está organizando nesta sábado, 25 de junho, uma festa junina tradicional, que tem a cara desse movimento. O Slow Food prega o respeito aos alimentos que não agridem a natureza, a tradição do comer em família e das comidas que nos remetem as nossas origens. Para a segunda edição da festa, todos os quitutes (tradicionais) serão feitos com ingredientes naturais, livres de transgênicos e que respeitam a cadeia produtiva. O arraial será montado na Horta das Flores, que fica no bairro da Mooca, em São Paulo, das 9h as 18h. E a festa está sendo promovida pelo projeto Viva Bairro!, Praças dos Povos e seus parceiros – a curadoria gastronômica é do Slow Food.

Só não haverá pratos a base de milho. Ok, eles são muito tradicionais nessa época do ano. A questão é que 85% do milho produzido no Brasil é transgênico, incluindo a espiga, os flocos, a farinha e o milho enlatado, de acordo com os organizadores do movimento. A ideia é mostrar que dá para curtir uma festa junina de verdade sem precisar abrir mão das comidinhas gostosas. Prova disso são os pratos do Convívio Saudável Mente, que farão parte do menu da festa com os dadinhos de tapioca com geleia de pimenta e mandioca frita, ambos fritos no óleo de dendê; a bijajica (espécie de cuscuz de mandioca e amendoim); o amendoim torrado (doce e salgado); e o cuscuz de tapioca com coco. E, sim, haverá vinho quente. Haverá ainda pinhão, cuscuz paulista de arroz, bolo de amendoim, quentão sem álcool e chocolate quente. Todos os pratos custaram de R$ 5 a R$ 20. 

Além das barracas de comidas, bebidas e doces, o arraial terá, entre as atrações, atividades infantis como pintura, pescaria e corrida de sacos; oficinas de decoração e crochê; shows de forró e, para finalizar, uma típica quadrilha.

Festa Junina Livre de Transgênicos: Horta das Flores – Av. Alcântara Machado, 2200 – Mooca, São Paulo, das 9h às 18h, entrada franca

https://www.facebook.com/events/1597708143854253/

http://slowfoodbrasil.com

21/06/2016 - 13:11

Conecte-se

Revista Vida Simples