Um lugar cheio de aromas intensos

São Paulo tem um novo espaço para cozinhar e conversar sobre temas ligados a comida

Ana Holanda

- | <i>Crédito: Vida Simples Digital
- | Crédito: Vida Simples Digital
A COMIDA  como um elo de conexão entre as pessoas. Esse é o fio condutor de um novo espaço na capital paulista, a Soul Kitchen Lab, que propositalmente traz a palavra soul (alma, em inglês) e lab, de laboratório. O lugar é tudo isso porque tenta resgatar a alma do ato de comer em um espaço onde a experimentação – o testar, provar, aprender – faz parte do encontro. Na prática, essa cozinha-laboratório funciona em um sobrado histórico, de um bairro central da capital paulista. O imóvel é da década de 1930, fica em uma vila, e foi reformado para que todo o andar térreo se transformasse numa grande cozinha. O balcão, em forma de “L”, aliás, é o melhor lugar para estar. Ali é possível conversar e acompanhar cada passo do preparo dos pratos. Há, ainda, algumas mesas. A comida é servida, em geral, em travessas, de uma maneira informal, como na casa da avó ou da mãe. Conheça, a seguir, algumas iniciativas que acontecem por lá. 

SOUL KITCHEN | soulkitchen.com.br 

MESA DA VÓ Um ciclo de encontros que tem como proposta reproduzir aquele almoço delícia (pela comida e pela companhia) na casa da avó. Em cada encontro, uma vó é convidada. Ela vai, literalmente, para a cozinha, põe a mão na massa e troca saberes com quem se aproxima. “Estamos abandonando os encontros, os cadernos de receitas, os segredos culinários que devem ser passados de geração para geração”, conta Alexandre Pernet, um dos idealizadores do Mesa da Vó. Todo último sábado do mês, aberto ao público.

F.O.M.E. Fazendas urbanas, a democratização da gastronomia, a produção, a alimentação que nutre o corpo e a alma. Esses são apenas alguns dos temas que serão abordados no F.O.M.E (Feeding Our Minds and Enviroments, Alimentando Nossa Mente e Nosso Ambiente, em inglês), um movimento pontuado por encontros com gente inspiradora que pensa os caminhos de uma alimentação saudável e possível para todos. A agenda dos encontros do F.O.M.E você encontra no site da Soul Kitchen.

COMIDA, CORPO E ALMA Uma série de encontros com a coach de bem-estar paulista Vanessa Kryss. Neles, Vanessa, que é também instrutora de ioga e meditação, ensina a cozinhar enquanto, por exemplo, mostra a diferença entre a fome física e a emocional. Fazem parte dessas rodas de conversa explicações sobre o que é mindful eating, os segredos dos rótulos dos alimentos e intolerâncias e alergias provocadas pelo que ingerimos. Os encontros são fechados para pequenos grupos de até 12 pessoas. 

29/09/2017 - 17:17

Conecte-se

Revista Vida Simples