Aprenda a checar as informações das notícias que você recebe

Curso ministrado em São Paulo ensina estratégias para se aplicar em situações de leitura do dia a dia

Letícia Gerola

O curso é voltado para qualquer pessoa que queira melhorar a qualidade da informação que chega até ela | <i>Crédito: iStock
O curso é voltado para qualquer pessoa que queira melhorar a qualidade da informação que chega até ela | Crédito: iStock
É muito tentador apertar o botão de compartilhar quando recebemos algo que nos impressiona ou nos deixa revoltados. Mas precisamos sempre parar e pensar: "Será que isso é verdade?". Poucas pessoas têm esse hábito. E mesmo os jornalistas, na pressa de publicar algo primeiro, acabam errando. “Essa é uma das coisas que vou abordar no curso: como fazer para checar alguma coisa que você recebeu ou leu. Em 90% dos casos é fácil achar a informação correta. Mas é difícil resistir à tentação de mandar para todo mundo”, explica o jornalista Diogo Rodrigues, criador do curso Como Ter Uma Dieta de Informação Saudável.
                O mundo muda o tempo todo, e a rapidez dessas transformações exige a informação ali, na palma da mão. A cobrança por atualizações constantes diminui o tempo de apuração e checagem dos fatos, fazendo com que falsas informações circulem como se fossem verdade. “Usando os princípios do jornalismo, vou ensinar às pessoas como consumir informação de qualidade e não se deixar levar por especulações e falsidades. Está cada vez mais difícil saber em quem confiar!”, explica o jornalista. A ideia do curso é "equipar" os alunos com estratégias simples e fáceis de aplicar no dia a dia, que podem ser usadas em várias situações de leitura de notícias, não só na internet.
                O curso é voltado para qualquer pessoa que queira melhorar a qualidade da informação que chega até ela todos os dias. “Afinal, checar a informação é algo que você não precisa ser jornalista pra fazer: não importa a área do conhecimento, informação de qualidade é sempre bem-vinda”, completa o profissional. O curso tem uma parte que se chama "a meditação das redes sociais". Afinal, antes de compartilhar, é preciso respirar e checar.

Como ter uma dieta de informação saudável
Quando: Dia 22/2 (quarta), das 19h30 às 22h30
Onde: Birô Espaço Compartilhado
Groenlândia, 906, Jardim América - São Paulo, SP 
Quanto: R$ 100​
Inscrições aqui

13/02/2017 - 12:50

Conecte-se

Revista Vida Simples