Como o celular pode te ajudar a meditar

A prática reduz o estresse, diminui a insônia, estimula a criatividade, entre outros benefícios. Conheça o aplicativo que te ajuda nessa tarefa

Letícia Gerola

O novo aplicativo Vivo Meditação ajuda você a se conectar com a sua paz | <i>Crédito: Divulgação
O novo aplicativo Vivo Meditação ajuda você a se conectar com a sua paz | Crédito: Divulgação

Sempre à mão, celulares e smartphones são conhecidos “ladrões” de atenção. Ao conectar com o mundo, os aparelhos distraem o usuário do momento presente e o transportam para outra conversa, com outras pessoas, às vezes até em outros países.

Pensando em inverter essa lógica e dar uma função inusitada ao mobile, a Vivo lançou um aplicativo voltado exclusivamente para a meditação: técnica de silenciamento dos pensamentos e conexão com o momento presente e o “eu” interior: o Vivo Meditação.

“A meditação é uma nova possibilidade. A Vivo sempre ofereceu conexão com o mundo – via telefone, celular, internet – agora, queremos proporcionar, também, a conexão consigo mesmo”, comenta Fernando Luciano, executivo da Vivo.

A seguir, conheça os benefícios da meditação e como seu celular pode ser útil nessa prática:

Os simpatizantes da prática puderam participar de uma aula de meditação guiada pelo Monge Satyanatha, no Shopping JK, em São Paulo. 

Acalma, revigora e traz sua melhor versão à tona

Há 2 mil anos, a técnica de meditação Natha foi desenvolvida por Nandinatha no alto da cadeia dos Himalayas. Naquela época os pensamentos eram muitos, mas com certeza não tantos quanto hoje. “As preoucupações eram principalmente locais – se ia chover ou fazer sol, se a colheita ia ser boa. A quantidade de pensamentos que temos hoje é absurdamente maior quando comparada àquela época, o que faz da meditação ainda mais essencial”, explica Satyanatha, monge que trouxe exclusivamente para o aplicativo as mais de 900 meditações que aprendeu nos anos que passou no monastério.

Meditar diminui o estresse e a ansiedade, melhora o sono, aumenta a sensação de bem-estar e a autoestima, estimula a criatividade, a inteligência e a memória. “É um momento só seu, onde você fica em silêncio e deixa os pensamentos passarem, focando somente em si. Ninguém pode ser você melhor do que você mesmo”, destaca Satyanatha.

A meditação ajuda a se conhecer, se gostar e ser a melhor versão de você mesmo, aproveitando todo o seu potencial. “Quando a gente se conhece e se gosta, nos tornamos nossas melhores versões. Não tem como dar errado, o bem-estar é instantâneo – e os benefícios também”, garante o monge.

Os benefícios da meditação incluem redução do estresse e da ansiedade, melhora da performance no trabalho, além de estimular a criatividade e aumentar a autoestima

A prática reduz o estresse, diminui a insônia, estimula a criatividade, entre outros benefícios.

Meditação em apenas um toque

A Vivo conecta cerca de 100 milhões de pessoas e empresas em todo o Brasil. Liderando uma corrente inusitada, a empresa propõe “viver menos as mesmas experiências e mais as novas descobertas”, lema que inspirou a união do celular com a meditação e resultou no mais completo aplicativo do tema no Brasil. A ferramenta possui três categorias que somam 907 meditações para o usuário explorar, com opções que vão de 5 a 50 minutos de duração.

Meditações essenciais: focadas em energias, trazem mantras, cores e vibrações para o foco da sua meditação.  

Meditações para momentos especiais: cada uma com um propósito, são meditações guiadas para atingir um objetivo específico. Dormir melhor, aprender a perdoar e abrir-se para um novo amor estão entre as possibilidades de meditação do aplicativo.  

Jornada rumo à paz interior: uma série avançada de 21 meditações para os usuários já familiarizados com a técnica e que pretendem se aprofundar no tema.

Como funciona

O aplicativo mescla a voz de Satyanatha como guia da meditação com trilhas sonoras relaxantes e músicas opcionais. Você pode escolher a meditação pelo tempo que ela dura, pela categoria que ela se encontra ou pelo propósito daquele dia: opções como a “Sono Bom” para dormir melhor, ou a “Performance e Excelência”, para aprimorar o desempenho no trabalho.

A assinatura mensal do Vivo Meditação custa R$ 24,99/mês e a semanal, R$ 5,99/semana. Para contratar o serviço, o usuário deve enviar um SMS com a palavra-chave MEDITA para o número 6100. Quem é cliente Vivo pode fazer o download do aplicativo direto no app store, clique aqui para baixar.


28/06/2017 - 15:19

Conecte-se

Revista Vida Simples