Comunicação em Família vira tema de curso

Trocar a solidão por uma rede de apoio: essa é a ideia do Quintal de Trocas, que, sem certo e errado, respostas prontas ou programação pré-definida, propõe uma jornada de aprendizagem em conjunto com as famílias

Redação Vida Simples

O assunto do primeiro encontro surgiu com a seguinte afirmação: “não consigo me comunicar com meu filho” | <i>Crédito: iStock
O assunto do primeiro encontro surgiu com a seguinte afirmação: “não consigo me comunicar com meu filho” | Crédito: iStock

Sabemos que criar filhos não é uma tarefa fácil, mas faze-la com uma rede de apoio e em um espaço vivo de aprendizagem livre e coletiva, pode ajudar muito. Com a proposta de conectar famílias e trocar aprendizados e reflexões, o Quintal de Trocas lança em maio sua primeira temática: o curso Conversas sobre Comunicação em Família, um chamado para questionar a forma como é feita a comunicação de pais com filhos explorando os conceitos de comunicação não-violenta.
  Serão três conversas, ao vivo, nos dias, 16,23 e 30 de maio, das 20h30 às 22h, onde, pais, mães, cuidadoras(es), educadoras(es) e interessados em geral, poderão participar online, contribuindo para o aprendizado coletivo com suas perguntas e dúvidas.“Ser um pai, mãe ou um cuidador transformador, diz respeito também a nos transformar. Não é possível ensinar o que não aprendemos.”, disse Ana Carolina Guedes, fundadora do Quintal de Trocas.
  O curso Conversas sobre Comunicação em Família é o primeiro de uma série, que ao longo de 2017, abordará diferentes temas. O assunto do primeiro encontro surgiu com a seguinte afirmação: “não consigo me comunicar com meu filho”. Outros temas como alimentação, gênero, culpa, sexualidade e surgiram nas conversas com os pais e serão explorados nos demais cursos ao longo do ano.

De mãe pra filha

Carolina, que começou a estudar a forma como se comunicava a partir do nascimento de sua filha Maria, hoje com 6 anos, percebeu nas dúvidas e afirmações das pessoas, a necessidade de repassar a elas o que aprendeu no decorrer de sua caminhada. “Nunca me explicaram nada sobre como me comunicar com clareza ou como ouvir as minhas necessidades. E como nos comunicar com nossos filhos se nunca aprendemos isso em casa ou na escola?” relatou Ana Carolina Guedes.
  Para a conversa, convidou Angélica Rente, que é iniciadora de Rodas de Empatia e faz parte de uma comunidade de aprendizes em Comunicação Não-Violenta e Práticas Restaurativas desde 2013. “Essas conversas são importantes para todos, a Comunicação Não-Violenta é a mesma, seja você pai ou mãe de crianças, adolescentes ou adultos. Estamos em busca de relações saudáveis”, disse Angélica.

Inscrições aqui: https://app.webinarjam.net/register/39588/c435d98b38
O investimento é de R$ 90 pelos 3 encontros on line.
contato@quintaldetrocas.com.br

 

 

11/05/2017 - 17:16

Conecte-se

Revista Vida Simples