Desafio incentiva criação de projetos escolares para o descarte correto de resíduos

O desafio “Turma que Recicla” sensibiliza professores e estudantes para atividades pedagógicas que reduzam a quantidade de resíduos gerados na comunidade escolar - e descartá-los de maneira adequada

Letícia Gerola

Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos | <i>Crédito: iStock
Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos | Crédito: iStock

Hoje, mais de 40% dos resíduos coletados seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. Além disso, já se estimou que esse descarte pode desperdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões, por ano, de materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia.
  Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos. Este é o conceito que o Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente. Para estimular o uso da plataforma interativa, o Instituto Akatu lançou o desafio “Turma que Recicla”, em parceria com a Braskem, para mobilizar professores e estudantes do Ensino Fundamental a realizarem as atividades pedagógicas e desenvolverem projetos sobre o tema.
  Para combater o descarte inadequado, o percurso “Turma que Recicla” trabalha com um conjunto de atividades pedagógicas, de jogos e vídeos a infográficos – todas atividades que estimulam a reflexão sobre o tema dos resíduos. Esse material estimula que estudantes criem ações e projetos para reduzir a quantidade de rejeitos gerados na escola e comunidade e, ainda, avancem na destinação adequada dos materiais recicláveis.
  “O Edukatu permite que estudantes de todo o Brasil tenham acesso ao tema de desenvolvimento sustentável. Oferecendo conteúdos divertidos e relevantes para a realidade dessas crianças, somos capazes de formar uma geração mais informada e empoderada para tomar as melhores decisões de consumo”, afirma Luiz Gustavo Ortega, Gerente de Desenvolvimento Sustentável na Braskem.

 Premiação

Além de transformarem a comunidade escolar, professores podem ganhar prêmios. O professor do projeto melhor avaliado (1º colocado) no desafio recebe uma viagem nacional com acompanhante e sua escola ganha uma oficina lúdica sobre reaproveitamento de materiais realizada pela equipe pedagógica do Edukatu. A segunda colocação ganha um tablet, e a terceira, um kit de materiais didáticos sobre consumo consciente.
  Para participar, o professor precisa estar inscrito na plataforma on-line do Edukatu e mobilizar o maior número de alunos e professores na realização das atividades do percurso. Tanto as atividades quanto a inscrição podem ser feitas até o encerramento do desafio, previsto para 15 de outubro. Confira o regulamento da campanha.

 

11/02/2017 - 17:31

Conecte-se

Revista Vida Simples