Diferencial – Qual é o seu?

Cada um de nós tem um dom especial, que por vezes está esquecido ou escondido. Coach dá dicas de como revelar os seus

Rosane Queiroz

Cada um de nós tem um dom. Às vezes ele só está escondido dentro da gente | <i>Crédito: Hannah Busing (Unsplash)
Cada um de nós tem um dom. Às vezes ele só está escondido dentro da gente | Crédito: Hannah Busing (Unsplash)

Todo mundo tem um dom. Sabe aquele talento que os amigos, parentes e colegas de trabalho destacam na sua personalidade? Esse é o seu diferencial. Um jeito único de ser e de fazer as coisas. Só que, muita gente perde o contato com essa essência ao logo da vida. E é preciso reconectar com os talentos adormecidos para fazer a vida fluir. Esse é o assunto da palestra "Diferencial – Qual é o seu", do coach e consultor de negócios Wilson Medeiros, que também prepara um livro sobre o tema. "Em algumas pessoas o diferencial é visível e reconhecido. Mas, em alguns casos, pode estar escondido, mal embalado ou esquecido", diz ele. 

Uma das maneiras de despertar o diferencial é rever o filme da sua vida: o lugar onde nasceu, os locais onde morou e trabalhou, as pessoas com quem mais conviveu. Quais impressões e marcas você deixou? "A percepção das pessoas e o que elas contam sobre sua maneira de ser, desde os tempos da escola, trazem pistas preciosas", diz ele. No presente, vale prestar atenção aos comentários mais simples, como quando alguém faz um elogio, diz que você é criativo, generoso, tímido ou extrovertido. "Todas as pessoas com as quais nos relacionamos no dia a dia, pais, porteiros, motorista, babá, médico, filhos, parentes, amigos, podem dar dicas sobre o seu diferencial", sugere Wilson.

Por fim, a busca do autoconhecimento continua sendo um dos caminhos mais eficazes, por meio das diversas terapias disponíveis. As ferramentas de avaliação de desempenho no trabalho também podem dar uma luz no campo profissional. "Ao dar um zoom nessa cesta de características, você vai notar que existe um diferencial que predomina e que é só seu", diz o coach. 

Saiba mais: www.wilsonmedeiros.com.br

 

 

 

22/02/2018 - 12:09

Conecte-se

Revista Vida Simples