Documentário à moda da casa

Com boas ideias e uma câmera na mão, pessoas comuns contam histórias em vídeos caseiros.

Vida Simples Digital

Basta uma boa ideia e noções de fotografia para fazer um vídeo. | <i>Crédito: Divulgação
Basta uma boa ideia e noções de fotografia para fazer um vídeo. | Crédito: Divulgação

Contar a história do seu bairro, falar de boa alimentação. Essas e outras ideias podem virar mini documentários – ou uma série de programas na internet.
Graças a câmeras fotográficas que filmam em alta resolução e softwares de edição, ficou fácil produzir um vídeo caseiro. “Vale a pena saber um pouco de enquadramento, de fotografia e analisar a iluminação do local”, aconselha Luiz Carlos Lucena, autor do livro Como Fazer Documentários (Summus). Essa luz do vídeo foi determinante na produção de “Do Campo à Mesa” – um canal do YouTube no qual a jornalista Francine Lima conta sobre os perigos por trás dos alimentos industrializados. Francine combina a lâmpada do teto da sua cozinha com a luz natural que entra pela janela.
Não tem equipamento adequado? Ter uma ideia inspiradora compensa isso. Foi o caso do minidoc “Amador de Futebol”, do fotógrafo Marco Estrella e da cientista social Beatriz Falcon. Os dois registraram as histórias do futebol de várzea do bairro de Itaquera (SP), quando souberam que o campo estava com os dias contados. 

09/03/2015 - 12:47

Conecte-se

Revista Vida Simples
Coleção CARAS