Financiamento transforma em livro janelas paulistanas

Trabalho da arquiteta e artista plástica Nara Rosetto combina memória, história e arte em livro emocionante

Letícia Gerola

São molduras que delimitam belos quadros feitos de paisagem real, viva, mutável, nova a cada instante | <i>Crédito: Divulgação
São molduras que delimitam belos quadros feitos de paisagem real, viva, mutável, nova a cada instante | Crédito: Divulgação

Criado em 2014 pela arquiteta e artista visual Nara Rosetto, o Janelas de SP busca reconectar as pessoas à cidade através do desenho de um elemento tradicional e que muitas vezes passam despercebidos da arquitetura: as janelas. “Janelas são vazios, não-lugares que nos permitem ver além, que nos preenchem de imagens e memórias. São molduras que delimitam belos quadros feitos de paisagem real, viva, mutável, nova a cada instante. E se meus olhos são as janelas de mim, as janelas são os olhos da casa; são pura abstração e poesia.”, explica Nara.
                Através da campanha de financiamento coletivo, a artista deseja transformar o projeto digital no livro impresso JANELAS DE SP, obra que reunirá os desenhos produzidos ao longo de meses de pesquisa e observação. A publicação contará com 50 desenhos, sendo 40 da criadora do projeto e 10 de ilustradores e artistas convidados. Inicialmente inspirado, no formato do Windows of New York, Nara agregou ao longo do desenvolvimento do projeto fatos, curiosidades e histórias dos locais as ilustrações. “O projeto completou três anos e aproveitei a ocasião do aniversário para tirar – ou melhor, colocar no papel essa ideia”, completa ela.
                Entre os objetivos do livro estão o estímulo de um novo olhar durante passeios pelas ruas e bairros da cidade, mais atento aos detalhes; valorizar a história da cidade e dos bairros, suas ruas, edificações e moradores; aproximar as pessoas ao bairro em que vivem (ou visitam), criando uma conexão e identidade com a cidade. Nara comemora: “o feedback que recebi é muito positivo! Recebo e-mails de pessoas que dizem se emocionar cada vez que lembram”. O próximo passo é expandir o projeto para outros estados e explorar janelas pelo Brasil.
 

Para apoiar o projeto: http://partio.com.br/projeto/livro-janelas-de-sp 

03/05/2017 - 17:54

Conecte-se

Revista Vida Simples