Workshop O Despertar do Autoconhecimento acontece em abril

Encontro ajuda participante a compreender seus sentimentos para sair do medo e criar um estado emocional mais calmo e feliz

Débora Zanelato

Workshop aborda o funcionamento da mente e dos pensamentos e traz caminhos para viver de forma mais consciente e feliz | <i>Crédito: Shutterstock
Workshop aborda o funcionamento da mente e dos pensamentos e traz caminhos para viver de forma mais consciente e feliz | Crédito: Shutterstock

Ser capaz de se observar e compreender de onde vem muitos dos nossos sentimentos, pensamentos e medos pode ser um valioso passo para trazer equilíbrio emocional e viver com mais calma e harmonia. Com base nessa ideia, a terapeuta floral e jornalista Keila C. Bis Morais desenvolveu o workshop “O Despertar do Autoconhecimento”, que acontece no dia 21 de abril, em São Paulo, e em outras datas no mês de maio, junho e julho (veja abaixo todas as datas).

Estruturado em duas partes, o encontro de um dia está baseado nos conhecimentos da psicanálise e de tradições espiritualistas. “É claro que cada um tem a sua individualidade e questões próprias que precisam ser olhadas e elaboradas em análise ou com um terapeuta. Mas há fatores que são inerentes a todos nós e são esses fatores que o workshop aborda”, observa Keila.

“Começamos adentrando no universo do bebê, do nascimento, o que acontece com a gente quando saímos da barriga da nossa mãe. Depois, falamos sobre a primeira infância, a fase mais importante das nossas vidas no sentido que tudo o que vivemos, aprendemos, experienciamos nessa época vai nos constituir, vai ditar a forma como pensamos, o que pensamos, nos comportamos e sentimos e é com essa criança interior, com as suas exigências, medos, carências que vamos lidar a vida toda”, conta. Já o terceiro passo, conta Keila, é falar sobre a constituição do ego, a nossa persona criada para sermos inseridos na sociedade. Nesse ponto, autoestima e autoconfiança são alguns dos subtemas abordados.

“Depois, conversamos sobre o funcionamento da mente, como ela age, a criação dos pensamentos que causa tanto estresse, medo, angústia, ansiedade”, diz Keila. Neste momento, a terapeuta também ensina técnicas simples, mas bastante eficazes para sairmos da mente “tagarela” e nos conectarmos com um espaço de consciência que existe em nós, para além da mente, onde há paz absoluta. “É possível viver a partir desse ponto, onde está também o nosso verdadeiro potencial”.

O encontro também fala sobre como parar de reprimir e ignorar nossas emoções, entrando em contato com nossa luz e nossa sombra. “O ponto de virada é sempre o autoperdão, o autorespeito e a compaixão primeiro para com nós mesmos, afrouxando as rédeas do juiz interior que mora dentro de nós”, diz a terapeuta.

Keila explica que quando ganhamos essa compreensão -- sobre o que acontece desde o trauma do nascimento, o funcionamento da mente, as crenças negativas e positivas a que passamos a seguir – e aprendemos a aplicá-las através do perdão e do amor com nós mesmos, saímos do medo que nos impede de ver que a vida é, no fim, só amor. “Tudo que nos causa medo vem de nos sentirmos seres sozinhos. Mas quando cuidamos do nosso universo interior, olhamos mais para dentro do que para fora, passamos a nos sentir preenchidos e a partir daí somos capazes de sentir a vida e não pensar sobre a vida”.

Workshop O Despertar do Autoconhecimento
Por Keila C. Bis Morais, terapeuta floral, jornalista de bem-estar e facilitadora de workshops sobre autoconhecimento
Quando: 21/04/2017, sexta-feira
Horário: 
Das 10h às 13h
Onde: Espaço 347 – Avenida Prof. Alfonso Bovero, 347, Perdizes
Valor: R$ 80 
Inscrições: 11 98602-9614 e kbismorais@yahoo.com.br

Próximas datas* do Workshop O Despertar do Autoconhecimento
Maio: dias 6 e 20
Junho: dias 3 e 17
Julho: dias 1 e 15
*Cada workshop tem duração de um dia. 

 

30/03/2017 - 14:06

Conecte-se

Revista Vida Simples