Fotografias retratam amizades em dia-a-dia do Hospital do Câncer de Barretos

O projeto celebra os 55 anos de existência do hospital com exposição e o lançamento do livro Retratos de Afeto

Letícia Gerola

Para este projeto, o fotógrafo viveu intensamente entre 2012 e 2015 pelos corredores e vidas daqueles que ali enfrentam uma batalha todos os dias | <i>Crédito: Valdir Cruz
Para este projeto, o fotógrafo viveu intensamente entre 2012 e 2015 pelos corredores e vidas daqueles que ali enfrentam uma batalha todos os dias | Crédito: Valdir Cruz

“Através da fotografia podemos ampliar, mesmo que momentaneamente, nossa existência na vida dos outros”. Essa é uma das máximas defendidas pelo filósofo Vilém Flusser e que talvez traduza em poucas palavras a sensação de quem acaba de folhear as páginas do livro Retratos de Afeto, do fotógrafo Valdir Cruz, que será lançado, com exposição no Conjunto Nacional, em São Paulo, no mês de maio. Ao todo são 82 imagens que contam a história de 25 histórias de pessoas com câncer em tratamento no Hospital de Câncer de Barretos (HCB).
            Para este projeto, o fotógrafo viveu intensamente entre 2012 e 2015 pelos corredores e vidas daqueles que ali enfrentam uma batalha todos os dias. “Antes de encarar o projeto, fiquei pelo menos um ano absorvendo aquele universo de uma forma que nunca imaginei. Depois de três semanas já fotografando eu percebi que as entrevistas eram a chave do projeto. Cheguei a conhecer mais de 100 casos, eram idas e vindas, e reencontros anos depois de pessoas que voltavam apenas para a consulta de rotina e outras com a doença voltando em outras partes/órgãos do corpo”, conta Valdir.
            Para além do registro fotográfico, o projeto propõe pensar grandes questões humanas, como o valor da existência, a luta pela sobrevivência, a autoanálise sobre a própria relevância de ser ou não ser. “A fotografia como meio de investigação torna-se aqui um grito silencioso. Não quer se exibir como tragédia, mas busca conscientizar e transformar o receptor”, escreve Rubens Fernandes Júnior no prefácio. 

05/04/2017 - 18:38

Conecte-se

Revista Vida Simples