Parceria entre atelier e sommeliére resulta em linha de cerâmicas para o chá da tarde

As peças foram pensadas para compor um ritual de chá acessível, prático e que obtém o melhor da bebida milenar.

Vida Simples Digital

Além do gaiwan, a dupla também desenvolveu o Gong Fu Tea Set que compreende uma pequena taça, um pequeno copo aromático e um pratinho a servir de pires para ambos. | <i>Crédito: Divulgação
Além do gaiwan, a dupla também desenvolveu o Gong Fu Tea Set que compreende uma pequena taça, um pequeno copo aromático e um pratinho a servir de pires para ambos. | Crédito: Divulgação

O gaiwan, pequena tigela com tampa, é o utensílio da cerimônia de chá chinesa (Gong Fu Cha). Neste método de preparo, é usada uma proporção maior de folhas por ml de água, em sucessivas infusões a intervalos mais breves. Esta é a técnica de preparo preferida da sommelière Nathalia Leter, pois extrai de cada chá tada a sua narrativa de aromas e texturas que vão se desprendendo das folhas a cada infusão”, ela explica.
  Com a intenção de aproximar o público brasileiro deste ritual oriental e despertar seus sentidos para uma experiência estética de preparo e degustação, Nathalia Leter e Gisele Gandolfi, ceramista do Atelier Muriqui, uniram-se para propor uma tradução dessa antiga tradição. Juntas, desenvolveram um um jogo de chá composto por um gaiwan, uma jarrinha e dois copinhos. As peças se complementam no serviço do chá e têm o volume necessário para o preencher os dois copinhos do conjunto. A depender da qualidade do chá, pode-se obter em torno de quatro ou cinco infusões com as mesmas folhas.
  A parceria da sommelière de chás com a ceramista se deu por afinidade e complemento. Nathalia trabalha com chás orgânicos e tem preocupação genuína com a origem do produto. “Se os próprios chineses acreditam que o bule também possui maior ou menor concentração de energia vital (Chi), acredito que o modo como o utensílio foi feito, a satisfação das mãos que o modelaram transferem de algum modo essa força para os objetos. E tudo isso reflete na qualidade do chá que preparamos.”, considera.
  Além do gaiwan, a dupla também desenvolveu o Gong Fu Tea Set que compreende uma pequena taça, um pequeno copo aromático e um pratinho a servir de pires para ambos. O jogo faz parte do cerimonial chinês-taiwanês, em que se captam os aromas no pequeno copo cilíndrico e se sorve o chá na taça. À princípio, o conjunto será destinados para iniciados na arte do chá, cursos técnicos de sommelier e eventos sensoriais. 

Para apresentar as novas peças para chá, vão ocorrer dois encontros: 

Lançamento de linha para chá, parceria do Atelier Muriqui com a Sommelière Nathalia Leter.

Sábado, 5 de agosto, das 10h às 18h

Degustação de chás variados e breve palestra introdutória às 16h com performance vocal e condução sensorial de Nathalia Leter. Participação de André Calixto com flautas orientais.

Gratuito e aberto ao público


Jantar sensorial 

Quarta, 9 de agosto, às 19h30

Designers do Gosto - com a Sommelière Nathalia Leter e a chef Flávia Spielkamp (Aya Cuisine)
Descrição: Jantar às cegas em 4 tempos harmonizado com chás especiais e finalizando com cerimônia Gong Fu Cha.
Valor: R$180,00

Vagas: 16

Inscrições por email: atendimento@muriquiceramica.com.br

03/08/2017 - 13:08

Conecte-se

Revista Vida Simples