Terapia floral reduz a ansiedade e o estresse

O efeito dos florais não é a eliminação das atitudes negativas, mas a sua transformação em atitudes positivas. Especialista tira as seis dúvidas mais comuns sobre a técnica

Redação Vida Simples

As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para se beneficiar dos Florais. | <i>Crédito: iStock
As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para se beneficiar dos Florais. | Crédito: iStock

Uma alternativa natural para os tratamentos convencionais, a terapia floral tem conquistado adeptos pela sua proposta de autocura. “Os florais não acabam com os problemas, mas sim transformam as mazelas em alegrias, estimulando o potencial de autocura”, explica a terapeuta floral Marcia Rissato, formada pela Nelsons World, na Inglaterra. Sem efeitos colaterais, é uma opção de tratamento valiosa pra quem quer repor o equilíbrio. Marcia Rissato tira as principais dúvidas sobre o tema:

1. Como os florais funcionam como tratamento?

Os Florais de Bach Originais, tais como as outras formas de medicina natural, exercem o seu efeito tratando o indivíduo e não a doença ou seus sintomas. Atuam especificamente no estado emocional da pessoa afetada. Assim, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo, artrite, poderão se beneficiar tomando florais bastante diferentes. Uma pode estar resignada à doença, enquanto que a outra poderá esta impaciente com ela, por isso para cada caso serão apropriadas essências diferentes. O efeito de tomar os florais não é a eliminação das atitudes negativas, mas a sua transformação em atitudes positivas, estimulando o potencial de autocura da pessoa e libertando o organismo, para lhe permitir ocupar-se plenamente da luta contra as doenças e o stress.

2. É preciso estar doente para fazer a terapia floral?

As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para se beneficiar dos Florais. Muitos de nós passamos tempos difíceis e de fadiga em que o negativismo se instala; nesses momentos, os Florais são valiosíssimos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam.

3. Como eles atuam no corpo?

Eles restabelecem o equilíbrio emocional quando há perturbações exageradas, mas servem, sobretudo, como terapia preventiva. Cada um dos 38 florais relaciona-se com um estado mental negativo, traço de personalidade, humor ou temperamento específico, como ódio, inveja, ciúme, culpa, intolerância, impaciência, comportamento egoísta, apatia e amargura. Essas perturbações podem desencadear doenças físicas, pois a saúde depende da maneira como encaramos os problemas da vida, segundo Edward Bach.

4. Eles podem ser usados como opção a remédios tarja preta?

Os florais servem como tratamento complementar, portanto não substituem os tratamentos convencionais. Nunca se deve abandonar o tratamento médico, a alopatia irá tratar o físico e o Floral tratará o emocional. Com o emocional equilibrado o organismo responderá melhor ao tratamento alopático que tem que ser acampainhado por um médico.

5- Há efeitos colaterais?

Se utilizados os de procedência, acompanhado por profissionais capacitados, não têm efeitos colaterais. Os florais chegam a apontar doenças físicas e são simples de usar, acalmam e equilibram,

6. Quais são os benefícios do tratamento com florais?

Cada floral pode proporcionar uma série de benefícios para cada uma das pessoas que o utiliza. O Rescue, por exemplo, que é um composto de 5 florais de Bach - o mais antigo do mundo -  tem comprovação cientifica pela Universidade de Miami, abaixa o cortizol, o hormônio do estresse e maior causador da ansiedade, acalmando naturalmente.

 

18/05/2017 - 18:45

Conecte-se

Revista Vida Simples