Literatura dinâmica

Dicas para você aproveitar melhor seu acervo de livros

Leandro Quintanilha

Há programas de catalogação que podem ser baixados de graça da internet | <i>Crédito: Vida Simples Digital
Há programas de catalogação que podem ser baixados de graça da internet | Crédito: Vida Simples Digital

Organizar

Ao planejar sua biblioteca, lembre-se de deixar espaços vagos nas estantes para novos livros (decore as lacunas com objetos de arte ou porta-retratos, por exemplo). Para calcular o tamanho das prateleiras, tenha em mente que cada metro comporta cerca de 40 exemplares de 100 páginas – livros de arte e fotografia podem ter o dobro da altura e da largura. Agrupe os livros por temas – e, dentro de cada assunto, em ordem alfabética, pelo título ou nome do autor, ou como você preferir.

Catalogar

Há programas de catalogação que podem ser baixados de graça da internet (www.baixaki.com.br), mas é possível fazer seus registros usando apenas um editor de textos comum. E o melhor: os itens do catálogo é você quem escolhe. Além do autor, do título e do assunto, você pode caprichar numa sinopse, elaborar critérios pessoais de classificação (“blasé”, “genial”), incluir a cor da lombada (para facilitar a busca na estante) e ainda registrar quando a obra está emprestada.

Cuidar

O livros devem ser armazenados na vertical (“de pé”), como na livraria. Para não inclinarem nas prateleiras, use suportes de canto, encontrados em papelarias. Se possível, opte por prateleiras metálicas, com estantes abertas – as de madeira podem ser atacadas por insetos. Para limpar, use um pano seco: a umidade favorece a proliferação de fungos. A biblioteca doméstica deve ser um ambiente freqüentado. Vez ou outra, tire um volume da estante para respirar e dê uma folheada.

06/04/2017 - 15:59

Conecte-se

Revista Vida Simples